Blog Layout

Efeitos da Música no Organismo

Adm ReachSite • jun. 25, 2020
As ondas sonoras captadas pelo sistema auditivo são convertidas em impulsos nervosos que são interpretadas no cérebro como o som. O descolamento das vibrações sonoras dentro do cérebro produzem uma “massagem sônica”, capaz de causar efeitos no organismo (BONTEMPO, 1994, p.185). Os efeitos benéficos causados no cérebro através da música são antineuróticos, anti-distônicos, antiestressantes, tranquilizantes, soníferos,
analgésicos, anestésicos, equilibrador do sistema cardiocirculatório e do metabolismo profundo e regulador psicossomático. Os benefícios da música no organismo atingem quase todos os órgãos e sistemas do corpo.
A influênia da música no corpo humano também se dá nos batimentos cardíacos; na pressão arterial; na tonicidade muscular; no equilíbrio térmico; na redução do impacto dos estímulos sensoriais e da sugestionabildade do medo; no volume do sangue; no metabolismo geral. Esses efeitos se dão de acordo com o ritmo e a harmonia da música, alterando-se com a variação dos mesmos.
Trecho extraído do:
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), "Como o Cérebro Reage à Música", apresentado no Colégio Cristo Rei, como parte dos requisitos para formação no Ensino Médio de Gabriela Boé Giannini.
Sobre o Blog
Idealizada em 1989 por Enio Gianinni a escola foi criada por músicos para desenvolver o talento e criatividade dos jovens. O Imagine Centro Musical está há mais de vinte anos desenvolvendo a criatividade e a sensibilidade de jovens músicos e proporcionando lazer e descontração para os adultos.

Acompanhe nosso blog para saber mais!
Posts recentes
Share by: